Dicas de Saúde

Atividade Física


Praticar o exercício físico que gosta ajuda a manter uma assiduidade e traz mais benefícios à saúde


A lista de benefícios trazidos pela prática regular de exercícios físicos é imensa: previne e ajuda a combater doenças, dá resistência, alivia o estresse, auxilia a manter a forma, eleva a autoestima, entre outros. Mesmo com bons motivos, o índice de pessoas que começa uma atividade física, desiste e depois de certo tempo volta a realizá-la é bastante grande. Até aí nenhuma novidade. No entanto, esta prática pode estar colocando os seus dias de malhação por água abaixo. O período de maior pico nas academias é entre os meses de outubro e março. Com a proximidade do verão é grande o número de pessoas que passam a fazer exercícios físicos para perder os quilinhos ganhos no inverno. Uma pesquisa realizada pela American College of Sports Medicine revelou que essa interrupção pode favorecer o ganho de peso maior do que havia sido perdido enquanto praticava a atividade. O “tempo de parada” que favorece o ganho de peso não pôde ser precisado na pesquisa. No entanto, os pesquisadores calculam que esse tempo seja de seis meses a um ano, que corresponde o período de mudança da estação de frio para a de mais calor. A busca pela atividade apenas nessa época tem uma explicação: muitas pessoas não gostam de se exercitar e por isso põem empecilhos, como alegar falta de tempo, ou simplesmente por não encontrarem uma atividade que lhe agradem e que lhe deem vontade de realizá-la sempre. Para evitar as paradas o ideal é iniciar uma atividade que gosta, e nem sempre ela está limitada a uma academia. O importante é escolher o tipo de exercício físico e buscar a orientação de um profissional de educação física e de um médico para saber se você está apto a realizá-la.


Fonte: Folha Equilíbrio (Caderno especial do jornal Folha de São Paulo), Conselho Federal de Educação Física. Autor: Thaís Vieira e Designer: Pabla Vieira

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